ANOPHELES ALBIMANUS
O Anopheles albimanus é um mosquito distribuído na América Central, onde é um importante vetor da malária. Os mosquitos fêmeas de Anopheles albimanus se alimentam com sangue de pessoas e outros animais. A maioria das picadas são ao ar livre, quando as pessoas estão desprotegidas por mosquiteiros e outras medidas que podem ser eficazes em suas casas. A malária continua a ameaçar milhões de pessoas em toda a região – e são necessárias ferramentas eficazes de controle de vetores para apoiar a prevenção e erradicação da doença.
NOSSA SOLUÇÃO
Estamos desenvolvendo um Anopheles do Bem™ de segunda geração, produzido com a mesma tecnologia que foi comprovada contra o Aedes aegypti. Os mosquitos da Oxitec carregam um gene autolimitante que impede que os filhotes fêmeas sobrevivam, permitindo a produção apenas de machos. Após o lançamento no ambiente de machos Anopheles do Bem™, que encontram e acasalam com mosquitos fêmeas selvagens, a redução da população-alvo é alcançada, pois a prole feminina desses acasalamentos não consegue sobreviver. A prole masculina sobrevive, carregando uma cópia do gene autolimitante; por sua vez, esses machos são capazes de transmitir o gene autolimitante a metade de seus descendentes, já que as fêmeas portadoras do gene não conseguem sobreviver. O gene autolimitante pode, assim, persistir, mas diminui ao longo do tempo, oferecendo gerações potencialmente múltiplas, mas ainda autolimitadas, para cada macho Anopheles do Bem™ liberado.
O desenvolvimento deste Anopheles do Bem™ está em estágio inicial, mas espera-se que no futuro seja uma solução importante para gerenciar este mosquito transmissor da malária.
Leia mais sobre como nossa solução funciona aqui.