Anopheles stephensi
O Anopheles stephensi é um mosquito transmissor da malária, nativo da Ásia, que está se espalhando para o Oriente Médio e agora invadiu o Sudeste africano. Ao contrário da maioria dos vetores da malária, é adepto da colonização de ambientes urbanos, portanto apresenta um risco significativo para muitas pessoas em países como a Índia, onde mais de 1,2 bilhão de pessoas vivem em risco de malária. A chegada deste vetor à África aumenta a ameaça da malária nas cidades que invade. Em uma publicação recente que descreve essa nova ameaça na África, dois especialistas em mosquitos afirmaram que "são necessárias ações urgentes para impedir que as epidemias de malária urbana surjam e causem um desastre de saúde pública".
NOSSA SOLUÇÃO
Estamos desenvolvendo um Anopheles do Bem™ de segunda geração, produzido com a mesma tecnologia que foi comprovada contra o Aedes aegypti. Os mosquitos da Oxitec carregam um gene autolimitante que impede que os filhotes fêmeas sobrevivam, permitindo a produção apenas de machos. Após o lançamento no ambiente de machos Anopheles do Bem™, que encontram e acasalam com mosquitos fêmeas selvagens, a redução da população-alvo é alcançada, pois a prole feminina desses acasalamentos não consegue sobreviver. A prole masculina sobrevive, carregando uma cópia do gene autolimitante; por sua vez, esses machos são capazes de transmitir o gene autolimitante a metade de seus descendentes, já que as fêmeas portadoras do gene não conseguem sobreviver. O gene autolimitante pode, assim, persistir, mas diminui ao longo do tempo, oferecendo gerações potencialmente múltiplas, mas ainda autolimitadas, para cada macho Oxitec liberado.
O desenvolvimento deste Anopheles do Bem™ está em um estágio inicial, mas espera-se que no futuro seja uma solução importante para gerenciar este vetor da malária.
Leia mais sobre como nossa solução funciona aqui.