Anopheles stephensi na África Oriental 

Anopheles stephensi é um mosquito transmissor da malária, nativo da Ásia, que se espalhou amplamente para o Oriente Médio e agora invadiu o Chifre da África. Ao contrário da maioria dos vetores da malária, ele é capaz de colonizar ambientes urbanos, apresentando um risco significativo para pessoas em países com ambientes urbanos densos. 

Em uma publicação recente descrevendo essa nova ameaça na África, dois importantes especialistas em mosquitos declararam que “é necessária uma ação urgente para evitar que epidemias urbanas de malária surjam e causem um desastre de saúde pública”. 

Anopheles albimanus na América Central 

Anopheles albimanus é um mosquito que está em da
América Central, onde é um importante vetor da malária. Os mosquitos Anopheles albimanus fêmeas se alimentam de sangue de pessoas e outros animais, com a maioria das picadas ocorrendo ao ar livre quando as pessoas estão desprotegidas, sem possibilidade de usar mosquiteiros ou tomar outras medidas que podem ser eficazes dentro de suas casas. 

50 milhões de pessoas vivem em risco de malária na região da América Central. Ferramentas eficazes de controle de vetores são extremamente necessárias para apoiar a prevenção e erradicação da malária.