A malária mata mais de meio milhão de pessoas a cada ano em todo o mundo e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, quase metade da população mundial está em risco.
O programa de malária da Oxitec tem como alvo dois mosquitos transmissores de malária, Anopheles stephensi e Anopheles albimanus, que ameaçam comunidades e representam desafios significativos para as metas regionais de erradicação da malária da comunidade internacional. Ambos são extremamente resistentes a inseticidas e picam facilmente pessoas que estão ao ar livre, reduzindo a eficácia do uso de mosquiteiros e outras ferramentas de prevenção em ambientes fechados.
O Anopheles stephensi é o vetor dominante da malária no sul da Ásia e no Oriente Médio. Por volta de 2012, invadiu o Djibuti, no Chifre da África, e desde então se espalhou para vários países vizinhos e, à medida que se espalha, especialistas alertam para surtos desastrosos de malária em cidades africanas.
Carregando a Tecnologia do Bem™ da Oxitec, as soluções em desenvolvimento são projetadas para ajudar a combater a propagação da malária na África Oriental e América Central e do Sul. A liberação de mosquitos machos do Bem™, que não picam, reduzirá as populações desses vetores da malária de maneira segura e ambientalmente sustentável. A intenção é que essa solução possa trabalhar lado a lado com ferramentas existentes disponíveis para autoridades de saúde pública, incluindo inseticidas, mosquiteiros e medicamentos contra a malária, oferecendo proteção mais sustentável a longo prazo.