saúde

A Oxitec é uma empresa pioneira no desenvolvimento de tecnologias INOVADORAS para controle BIOLÓGICO de insetos para combater mosquitos transmissores de doenças.

 
oxitec-publichealth-header.png
 
 

A Primeira Fase do Teste de Campo da 2ª Geração do MOSQUITO do Bem™ da OXITEC gerou 96% de supressão de populações selvagens de Aedes aegypti em comunidades tratadas em Indaiatuba - SP, em comparação com áreas não tratadas.

 
 
 
 
_ALE9004.jpg

Mosquitos Seguros que Não Picam e Não Transmitem Doenças

A tecnologia do Mosquito do Bem™ da Oxitec utiliza ferramentas simples de biotecnologia para desenvolver mosquitos machos seguros, que não picam e não transmitem doenças, e que  não persistem no ambiente. A tecnologia auto limitante da Oxitec é segura para humanos, animais e para o meio ambiente, tendo como como alvo apenas as espécies transmissoras doenças.

Aedes_aegypti.jpg

Supressão direcionada e auto limitante

Do cruzamento de machos auto limitantes de 2ª geração com fêmeas selvagens são originados descendentes que herdam o gene auto limitante selecionador de gênero, e assim apenas os machos sobrevivem. A cada mosquito macho do Bem™ liberado que se reproduz com uma fêmea selvagem, temos um efeito de supressão potencial de múltiplas gerações, mas ainda não persistente no ambiente devido ao efeito auto limitante.

unspecified-5.jpeg

Escalabilidade e custo-efetividade

A tecnologia de 2ª Geração da Oxitec está abrindo caminho à escalabilidade – ela permite o desenvolvimento de métodos de produção e implantação custo-efetivos, eficientes e escaláveis, projetados para reunir simplicidade de aplicação, distribuição rápida e disponibilidade ao consumidor final.

 
 

NOSSO OBJETIVO

Nossa equipe de cientistas e especialistas tem trabalhado continuamente para projetar, desenvolver e validar os mosquitos do Bem™, com o objetivo de combater as espécies que transmitem doenças ao redor do mundo. Essa não é uma tarefa fácil, mas somos altamente motivados pela responsabilidade de entregar ao mundo uma ferramenta inovadora utilizando mosquitos modificados geneticamente, seguros e sustentáveis, para controlar os mosquitos transmissores de doenças para as comunidades que mais precisam.

Utilizando uma tecnologia segura, comprovada e revolucionária, a equipe da Oxitec é pioneira no combate a populações de insetos nocivos, incluindo o Aedes aegypti, que transmite a dengue, a Zika e a Chikungunya. Aliás, nós já superamos a marca de 1 BILHÃO DE MOSQUITOS DO BEM produzidos para liberação em todo o mundo, tornando nossa tecnologia a mais amplamente testada e utilizada para o controle de mosquitos transmissores de doenças.

O mosquito Aedes aegypti representa uma ameaça global que cresce a cada dia, e já vive lado-a-lado com metade da população mundial. Após décadas de esforço, ainda não há cura ou tratamento específico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, e as agências de saúde pública seguem tentando acabar com essas doenças devastadoras atacando o que elas têm em comum: o mosquito Aedes aegypti.

Infelizmente, os métodos tradicionais comumente usados para controlar o Aedes aegypti, tais como pulverização ou nebulização de inseticidas químicos, têm falhado em deter a propagação dos mosquitos. Isso acontece, parcialmente, porque o Aedes aegypti desenvolveu resistência a muitos inseticidas, tornando os produtos químicos utilizados atualmente ineficazes para combater o mosquito. 

Aí é que a gente entra. A tecnologia do Bem™ da Oxitec pode ser utilizada como um programa de controle independente, ou como parte de um programa integrado de controle de insetos vetores e pragas, para suprimir a população do Aedes aegypti selvagem de maneira segura e eficaz.

Recentemente ingressamos também na luta contra a malária, trabalhando em versões do Bem™ das espécies de mosquitos Anopheles stephensi e Anopheles albimanus, transmissores da doença, e que representam uma ameaça a bilhões de pessoas em todo o mundo. As ferramentas e tratamentos atuais no controle da e prevenção da malária são insuficientes em muitos países, e seus vetores e parasitas também estão criando resistência a inseticidas e remédios, respectivamente.

 
 
unspecified-12.jpeg

Nossa Solução

Os mosquitos do Bem™ da Oxitec – insetos machos, seguros, e que não picam – são projetados para suprimir populações selvagens locais de mosquitos transmissores de doenças. Os mosquitos do Bem™ carregam um gene conhecido como auto limitante. Isso significa que, quando o mosquito do Bem™ macho acasala com uma fêmea selvagem, os descentes deles herdam uma cópia desse gene, fazendo com que apenas os descendentes machos sobrevivam até a fase adulta. Uma vez que as fêmeas não chegam até a fase adulta reprodutora, ocorre uma redução na população selvagem do mosquito. A cada geração de cruzamentos, esses machos descendentes do Aedes do Bem passam o gene auto limitante para metade da ninhada deles, e novamente as fêmeas portadoras do gene auto limitante não sobrevivem. Assim, de acordo com as leis da genética clássica, a presença do gene auto limitante se reduz ao longo do tempo, oferecendo um efeito de supressão de fêmeas em gerações múltiplas, mas ainda finitas, para cada mosquito do Bem™ liberado.

Leia mais sobre nossa tecnologia aqui.

 

Nossa trajetória

Nossos mosquitos do Bem™ têm sido liberados no ambiente por mais de uma década em vários lugares ao redor do mundo, gerando um sólido caminho de ação comprovada na supressão do Aedes aegypti. Em países como Brasil, Panamá e Ilhas Cayman, em projetos pilotos de pequena ou grande escala, os mosquitos do Bem™ diminuíram populações selvagens em mais de 90% quando comparados com áreas não tratadas – um nível de controle maior do que o obtido comumente com inseticidas. 

Clique para saber mais