Panamá

Aedes aegypti no Panamá

O Aedes aegypti é uma espécie não nativa no Panamá. Esses mosquitos são mais do que um incômodo, pois podem espalhar doenças graves, como dengue, febre amarela, Zika e Chikungunya. O Aedes aegypti é particularmente difícil de controlar, pois vive entre os seres humanos, e o governo panamenho está procurando novas tecnologias para suprimir a população desses transmissores de doenças.

Leia mais sobre como nossa solução funciona aqui.

shutterstock_653100043-min-min-1024x681.jpg

Nuevo Chorrillo

De abril a outubro de 2014, a Oxitec trabalhou com o Instituto Gorgas em um projeto para suprimir o Aedes aegypti local usando o Aedes do Bem™ de primeira geração. O projeto ocorreu em Nuevo Chorrillo, um subúrbio residencial do distrito de Arraiján, a oeste da Cidade do Panamá. Essa área urbana de 10 hectares abriga aproximadamente 900 moradores.

Em um período de 6 meses, a população de Aedes aegypti selvagem foi suprimida em até 93% em relação a uma área não tratada. A supressão na área de tratamento foi mantida à medida que a estação chuvosa progredia - a época do ano em que o número de mosquitos geralmente aumenta significativamente.

Prior to the study, approval was obtained from Panama’s National Biosafety Committee, and from the Ministries of Agricultural Development and Commerce and Industry. In addition, extensive community engagement was carried out locally.

For further information, please see our published results from the project:

Gorman et al. (2016). Short-term suppression of Aedes aegypti using genetic control does not facilitate Aedes albopictus. Pest Management Science, 72(3), 618-628. DOI 10.1002/ps.415.